Música

Música

A área da Física relacionada à música é a acústica.
Primeiro, as definições.

O que chamamos de “altura” de um som recebe na Física o nome de intensidade. Timbre é o que diferencia os sons entre diferentes instrumentos.se o que determinasse o som fossem apenas as características acima, não haveria diferença entre os sons dos instrumentos. O que causa a diferenciação entre os timbres são as imperfeições que as ondas têm. O mais próximo que podemos chegar de ondas sonoras bem definidas é fazendo uso de sintetizadores e diapasões.  

Comparação entre timbres de instrumentos musicais e a voz humana:

Outras comparações de timbres.
O que determina o nível de agudeza de um som é a frequência. Quanto maior a frequência do som, mais agudo. Seres humanos apenas conseguem ouvir sons entre a faixa de frequência de 20hz a 20.000hz Sons abaixo desse intervalo são chamados de infrassons, e os que estão acima são os ultrassons. Mesmo que se altere a frequência, o que aparentemente mudaria a velocidade do som, o lambda aumenta o valor para compensar. A frequência é inversamente proporcional ao lambda. Consequentemente, sons de menor comprimento de onda são mais agudos, por terem maior frequência.
É dito que alguém tem voz absoluta se é capaz de ultrapassar três oitavas, e a maior extensão vocal já registrada foi de um homem que atingia dez oitavas. Algumas pessoas conseguem chegar a notas tão altas ou tão baixas que não podemos ouvir.
Notas musicais são os elementos mínimos de um som. Quando uma corda vibra, ela movimenta as moléculas de ar ao seu redor. Essa agitação das moléculas ocorre na mesma frequência de vibração da corda. O ouvido humano capta essa vibração do ar e a processa atribuindo um som ao cérebro. Para cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som diferente (uma nota diferença).

O que é música?

Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar um exemplo; um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão obvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.

  • Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado
  • Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, como veremos adiante em outros tópicos. Por isso que os acordes fazem parte da harmonia.
  • Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.
  • Timbre é a característica peculiar de cada som.

Quando mais experiência um músico adquire ainda mais apurado ficara os seus ouvidos para conseguir distinguir o timbre de cada instrumento. Quanto mais apurado seu ouvido for melhor nas escolhas dos instrumentos.  
Acorde é a união de duas ou mais notas tocadas simultaneamente os acordes naturais são (dó,ré,mí,fá,só,lá,sí,dó) 


Música Música Reviewed by Unknown on 17:22 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo